6 itens para extrair o melhor do seu time

1 Time de qualidade

Há uma frase clássica “contrate caráter, treine habilidades”, isso tornou-se passado, nos dias atuais você precisa contratar alguém com caráter e habilidades. O caráter é algo intrínseco na pessoa, ou seja, não é algo em que exista uma transferência de conhecimento, mas as habilidades podem ser melhoradas, quais habilidades contratar é a questão. Habilidades como resiliência, comunicação, transparência, determinação, análise e resolução de problemas são essenciais.

2 Recompense seu time

Quantas vezes seu time fez milagres, trabalhou duro até mais tarde, levou trabalho para casa, resolveu o problema da melhor maneira possível, agora quantas vezes seu time foi recompensado por vocês gestores. Essa proporção deveria ser 1 para 1, mas na realidade não é o que ocorre. Comemore as vitórias com o seu time, promova happy hours, interações como por exemplo paintball, trekking, etc… estes eventos promovem a integração do time, ajudam a baixar o estresse gerado pelo trabalho, e alguns até melhoram a saúde do seu time. Final de projeto marque um churrasco e ponto.

3 Clareza

Ao falar com o seu time seja claro, NADA é lógico, tudo deve ser esclarecido para não haver os problemas clássicos do tipo “EU ACHEI QUE”.

4 Objetividade

Nada de discursos cheios de palavras vazias, é incontável a quantidade de gestores que fazem discursos para parecerem que tem muito à dizer, quando você faz isso além de ocupar o tempo da sua equipe com algo que não agrega, você ainda faz com que a atenção do seu time diminua, quando você mencionar itens importantes eles podem passar despercebidos, ou seja vá direto ao ponto.

5 Pontualidade

Uma coisa que aprendi, se você chegar 5 minutos antes da reunião você é pontual, se você chegar em cima da hora, você está atrasado, se você chegar atrasado, você nem foi para a reunião, emprestando as palavras do ilustre Philippe Destouches “os ausentes nunca tem razão”. Quando você chega atrasado em uma reunião você perde oportunidades, tais como, ser exemplo para o seu time, terminar antes a reunião para que o seu time volte a operação, começar a reunião confiante. Quando você chega atrasado, seu time já está desatento, pois ficou no seu aguardo, você faltou com o respeito para com eles, o exemplo que o time tem é o líder, se o líder chega atrasado todo mundo pode.

6 Treinamento ao time

Pior do que treinar um funcionário e ele deixar a empresa, é quando você não treina e ele permanece na empresa. Antigamente existia a barreira de que treinamentos eram caros, hoje em dia treinamentos in company estão bem em conta caso você possua a infraestrutura necessária. Udemy, EADs, in company, provavelmente atendem sua demanda, não treinar o funcionário não possui como desculpa a falta de capital e sim como motivo a falta de visão do gestor.